Você consegue controlar seus estados de espírito?

Você está na página

ESTADOS DE ESPÍRITO

 

  Para ouvir e fazer download dos

melhores momentos do programa

de rádio Nova Era, visite:

www.queroouvir.com

 

Primeira página

Vida além da morte

Mundo espiritual

Reencarnação

A pesquisa científica

Comunicações  eletrônicas

Mediunidade

Obsessão

Os fenômenos de Hydesville

Allan Kardec

Ação e reação

Deus

Quem inventou a reencarnação?

Quem foi Jesus?

O Gólgota e o Tabor

Crescimento interior

A Bíblia

Influências energéticas

AGENDA MÍNIMA para evoluir

DOENÇAS MENTAIS à luz

do conhecimento espírita

LIVROS

CDs e DVDs

Doenças

A fé ou a razão?

O orgulho

Estados de Espírito

A prece

As 5 cores da compaixão

O Consolador

Áudio

Artigos

 

Estados de espírito

 

 No linguajar popular usa-se muito a palavra astral: “alto astral”, baixo astral”, etc.,  indicando como estamos nos sentindo por dentro.

A maioria das pessoas não tem domínio sobre os próprios estados de espírito, deixando-se levar pela feição dos acontecimentos, pelo que ouve, pelo que vê e o que pensa. Poucos já conseguem domínio pleno sobre si mesmos, comandando sua vida interior conforme melhor entendem.

Os estados de espírito se formam pela interação dos pensamentos com as emoções e sentimentos, e podem transformar-se num circulo vicioso, que é importante desmanchar o mais depressa possível, sempre que o seu teor seja de ordem negativa.

 

PERGUNTA NATURAL

Que tipo de malefícios os estados de espírito negativos podem gerar naqueles que os nutrem?

A ciência ultimamente vem se ocupando bastante com pesquisas sobre estados de espírito, relacionados com a saúde. Também algumas terapias complementares vêm desenvolvendo ações visando melhorar a vida e a saúde das pessoas, através de mudanças em seus estados de espírito.

Sabe-se, por exemplo, que as pessoas que cultivam o mau humor, a crítica negativa, as queixas e lamentações, que vêem a tudo e a todos com “maus olhos”, estão gerando energia psíquica de baixo teor, que tende a criar bloqueios na recepção e na circulação de energias de mais elevado teor em seus organismos, o que pode vir a causar inúmeras enfermidades e os mais variados tipos de mal-estar. E lembramos a sabedoria de Jesus, quando disse que “se os nossos olhos forem maus, todo o nosso corpo estará em trevas”.

 

 

PERGUNTA PARA REFLEXÃO

 

Como posso melhorar meus estados de espírito?

 

Para alguém mudar seus estados de espírito para melhor só tem um caminho, o do próprio esforço nesse sentido. É o “aprender a ajudar a si mesmo”. Isto significa crescer, começar a andar com os próprios pés, jogando fora as muitas muletas que nos têm acompanhado o crescimento espiritual.

Jesus, ao dirigir-se aos enfermos, dizia: “Levanta-te e anda”, indicando claramente que eles é que deveriam ajudar-se. Não era Ele, Jesus, quem os segurava pela mão e os auxiliava a andar. Ordenava e deixava o restante para a iniciativa e os esforços de quem queria curar-se.

Sabemos que a nossa vida é uma contínua interação entre a mente, os corpos físico e espiritual, as emoções e os sentimentos, que a cada passo sofrem atritos internos e externos, motivados pelas situações que vamos vivenciando e, tudo isso, acrescido ainda das pressões procedentes do inconsciente, do clima formado pelas imagens ali arquivadas ao longo dos tempos. Somos, portanto, seres complexos e como tais precisamos aprender a nos auto-ajudar.

Nosso inconsciente, conforme afirmou Divaldo Franco, é um porão repleto de imagens carregadas de angústia, frustrações, mágoas e sofrimentos os mais variados, e tudo isso gera energismo pesado ou incompatível, que nos induz a estados de espírito negativos, incluindo a depressão.

 Um excelente recurso para minimizar esse problema está nas visualizações positivas, e também em palavras e frases que podem condicionar nosso psiquismo.

Podemos fazer visualizações conduzidas através de meios como fitas de áudio e CDs. Podemos fazê-las sem esses recursos, apenas procurando relaxar e visualizar, ou imaginar, que nos encontramos em algum lugar bonito, tranqüilo, abastecendo nossa memória visual com aquele ambiente de paz e de alegria, ou então, que nos encontramos junto ao Mestre, cuja simples presença nos induz à paz, à força interior e ao bem.

No site www.bemviver.org na pág. Downloads, podem ser feitas algumas dessas visualizações.

Quanto às palavras e frases condicionantes, podemos criar algumas e mentalizá-las sempre, tais como:

“Quero ser uma presença benéfica, onde estiver”.

“Meu organismo está recebendo energias divinas, que me dão saúde e bem-estar”.

“Eu sou luz, sou poder, sou amor, sou alegria”.

Tomemos como exemplo esta última.

Assim, imprimindo em nosso interior a idéia “Eu sou luz”, estamos buscando desenvolver nossa conexão com o Criador. “Sou poder” nos favorece equilíbrio, força interior e nos ajuda a superar nossos medos e incertezas. Alguém poderia dizer que isso gera orgulho e vaidade, mas quando em seguida afirmamos “Eu sou amor”, a própria idéia de “poder” toma nova conotação, deixando-nos perceber as infinitas possibilidades que ele nos oferece, como força propulsora da nossa evolução e como recurso divino do qual podemos lançar mão para auxiliar a nós mesmos e ao nosso próximo, das mais variadas maneiras. E aí cabe lembrar que Jesus disse “Sois deuses”, deixando entrever as formidáveis potencialidades do ser humano em ajudar a si mesmo e ao próximo.

Com visualizações adequadas e palavras ou frases condicionantes, ou através delas, podemos começar a re-condicionar nosso inconsciente e subconsciente a posturas mais benéficas, num trabalho interior que vai às raízes do problema.

 

 

 

 

Se você estiver a ponto de explodir

ou desistir de tudo, lembra que, em

 qualquer situação, só com serenidade e

 equilíbrio é possível obter-se

 bons resultados.

 

 

 

 

 

 

A alegria é um verdadeiro elixir de vida.

Vale a pena cultivá-la

 

 

Se quiser colaborar na construção de um mundo melhor,

conheça um programa (inteiramente gratuito) para ensinar valores

humanos a crianças, tanto na escola, quanto no lar, e divulgue-o:

www.cincominutos.org

 

 

 

 

 

 

Se quiser conhecer o

Programa dos 6 PASSOS

para a conquista do Bem Viver, que inclui também

 exercícios de relaxamento com visualizações benéficas, terapêuticas;

música relaxante, preces e mensagens para viver melhor,

visite o site:

 www.bemviver.org

 

 

Voltar ao topo da página